Tipos de Alergias na Pele – Como tratar?

As alergias são irritação e inflamações, ocasionados pelo consumo de certo tipos de substâncias, ou ainda disposição à certas situações específicas.

No caso da pele, existem diversos tipos de alergias. Tanto as comuns, que surgem naturalmente em alguma fase da vida, quanto as virais, ocasionadas – logicamente – por vírus externos. Entenda um pouco mais sobre a alergia na pele, e saiba as principais características do eczema e da dermatite de contato, duas das mais populares.

Eczema

Alergia na Pele

O eczema atópico, conhecido também como dermatite atópica, surge – usualmente – já nos primeiros anos de vida (principalmente entre um ano e meio e dois anos de idade).

Em grande parte dos casos, o surgimento do eczema é dado por conta de reações alérgicas à medicamentos, como no caso dos antibióticos. É confirmado que crianças que sofrem com o eczema, possuem mais chances de desenvolver asma, rinite e sinusite.

Antes das manchas vermelhas na pele, o eczema causa uma forte coceira nas áreas afetadas, áreas essas que se iniciam nas laterais do rosto e vão expandindo-se para o restante do corpo (braços, troncos, e pernas).

Não há tratamento para o eczema, a não ser a interrupção da utilização do causador da alergia. Quanto às manchas, elas costumam sumir naturalmente, em aproximadamente 1 semana após o seu surgimento.

Dermatite de Contato

Alergia na Pele

A dermatite de contato é um tipo típico de alergia. Sua causa está relacionada à exposição direta da pele a um destes produtos:

  •  Hera venenosa, carvalho venenoso, sumagre venenoso;
  •  Níquel ou outros metais;
  •  Antibióticos, principalmente os aplicados na superfície da pele (tópicos);
  •  Anestésicos tópicos;
  •  Outros medicamentos;
  •  Borracha ou látex;
  •  Cosméticos;
  •  Roupas e tecidos;
  •  Detergentes;
  •  Solventes;
  •  Adesivos;
  •  Odores, perfumes;
  •  Outras substâncias ou materiais químicos.

A dermatite de contato pode ser diagnosticada mediante exames de contato, os quais consistem na colagem de adesivos contendo as substâncias alergênicas a pele, sendo observada assim a reação alérgica. Para que haja o resultado positivo, são necessários 3 consultas, me períodos pré determinados pelo dermatologista.

O tratamento da dermatite de contato consiste na lavagem da área afetada, e aplicação de cremes e pomadas indicados pelo dermatologista. Além disso, deve ser evitado o contato com as substâncias que causam a alergia.

Alergias na Pele

Dependendo do grau da dermatite, o especialista pode optar por não receitar nenhum medicamente específico. Sendo assim, as manchas causadas pela alergia podem sumir, naturalmente, em aproximadamente 12 dias.

Quando surgirem sintomas desconhecidos, acompanhados de coceiras, manchas e vermelhidões na pele, não hesite em procurar auxílio médico. Somente ele poderá analisar a área, diagnosticar a presença de alergia na pele e, consequentemente, receitar cremes e pomadas para tratamento.


4 Comentários sobre “Tipos de Alergias na Pele – Como tratar?”. Participe também!
  1. eloisa lossaso

    Caramba e eu achando que eu tinha pisorias mas e dermatite de contato bem que minha nao deixa eu lavar a louca

  2. tais

    ola meu nome é tais
    gostaria de sabe sobre alegia da pele
    acho que estou com alergia estou com cutuvelos e rosto aparecendo enchasso sobre a pelo tipos umas inpingins cossa e fica bem vermelho irritado e enchado por dentro da pelo o que fazer?

  3. joelma

    acho que estou com alergia estou com partes rosto com calombo tipo inpingins só não coça e fica bem vermelho irritado e inchado. O que fazer? ja fui ao dermatologista e nada adiantou

  4. Matheus

    Olá, então to com uma alergia na virilha mano, a uns 2 meses já.. começou na praia, com umas bolhas etal, ai essas bolhas sairam e ficou tipo uma pele morta, ai descascou e tá em pele viva quase.. fui no médico e ele me receitou nistatina.. to usando direto mas não sara.. o que pode ser isso?! tem algum remédio caseiro que eu possa usar? valeu.

Faça um Comentário