Como Tirar Manchas Escuras do Rosto

Existem muitos tipos de manchas faciais. Estas podem se apresentar de forma aleatória, em tons claros, escuros, mais localizadas etc. Porém um dos tipos mais comuns de manchas faciais são as manchas escuras, denominadas Melasma.

A Melasma é uma alteração na pigmentação da pele, principalmente nas partes que ficam mais expostas ao sol (buço, queixo, bochechas e testa). Presente em pessoas com mais de 25 anos de idade, a Melasma é atribuída ao excesso de raios UVA e UVB sob peles sem a devida proteção por protetores solares.

Antes de saber como tirar manchas escuras do rosto, é importante saber como preveni-las. Confira abaixo algumas dicas de prevenção:

  • Utilize protetores solares com, no mínimo, fator de proteção 15. Para bebês com pele sensível, aposte em filtros com fator 50.
  • Não tome sol durante qualquer tipo de tratamento estético, principalmente para as manchas escuras.
  • Vá a praia em períodos nos quais o sol está mais ameno, como antes das 10h00 e após às 16h00.
  • Utilize diariamente óculos escuros, chapéu e lenços. Estes lhe protegerão intensamente contra os raios solares.

manchas escuras rosto

Como Tirar Manchas Escuras do Rosto

Existem muitos tratamentos estéticos e cosméticos capazes de eliminar ou ainda minimizar as manchas escuras do rosto do tipo Melasma.

Dentre os principais e mais utilizados estão o peeling e o tratamento de choque. Os peelings agem renovando as camadas epiteliais através da descamação superficial da pele. Já os tratamentos de choque agem diretamente sob as manchas, de modo que estas sejam clareadas e minimizadas, sessão após sessão.

Receitas Caseiras para Tirar Manchas Escuras do Rosto

Além dos tratamentos estéticos, existem ainda receitas naturais que atuam suavemente sob a pele manchada, mas que as clareiam consideravelmente. Abaixo, selecionamos algumas receitas bastante utilizadas na luta contra as manchas escuras do rosto. Confira:

Máscara de Fubá com Aveia

Ingredientes:
2 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de fubá
2 colheres de sopa de soro fisiológico

Preparo e Aplicação:
Misture todos os ingredientes em uma tigela. Em seguida, aplique sob o rosto, fazendo movimentos circulares. Retire a máscara com água corrente. Repite o procedimento uma vez à cada 20 dias.

Máscara de Maisena

Ingredientes:
1 ½ xícara de leite
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de maisena

Preparo e Aplicação:
Misture todos os ingredientes e leve-os à uma panela, deixando em fogo médio até a mistura tornar-se um mingau. Aplique a mistura (já fria) sob as manchas escuras. Deixe agir por cerca de 15 minutos, retirando em seguida com água tratada. Recomenda-se repetir o processo de 15 em 15 dias.

+ Confira também: Manchas Escuras na Virilha – Cremes para Clarear Virilha


3 Comentários sobre “Como Tirar Manchas Escuras do Rosto”. Participe também!
  1. Maria suely Pereira

    Essa mascara de maisena, se sobrar , pode ser colocada na geladeira e usar em outra ocasião? Gostei é muito interessante, tenho manchas claras nas faces.Vou tentar essa. obrigada.

  2. iraniraguiar

    bom gostaria muito de ver meu rosto limpo denovo

  3. rosinha

    tenho manchas escuras nas bochechas e no buço,e isso tem me feito me sentir muito mal com minha aparenciae sem vontade de me cuidar.

Faça um Comentário