Como Tirar Olheiras: Tratamento para Acabar com as Olheiras

Elas conferem um ar cansado a qualquer rosto. Saiba como tratar as olheiras.

Elas podem ser “naturais” ou surgirem apenas em alguns dias. Não adianta pensar que são resultados de noites em claro (que também as provocam). Mesmo quem tem uma noite de sono regular pode ser surpreendido por elas, mas existem alguns truques para tratar as olheiras.



De acordo com especialistas, as olheiras podem ser resultantes de tendências genéticas ou do resultado da dilatação dos vasos sanguíneos das pálpebras, o que leva a uma maior irrigação sanguínea na área, e isto reforça a pigmentação: o cérebro simplesmente entende que precisa carregar uma proteção extra para a parte inferior dos olhos.

Em geral, as causas das olheiras são noites mal dormidas e cansaço são as principais causas das olheiras e, para tratá-las, é preciso apenas retomar uma rotina de sono adequada. Ainda não se conhecem exatamente as funções do sono, mas elas certamente fornecem um suprimento de energia: na infância, aparentemente o sono contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso e para a transformação da memória imediata em memória permanente.

olheiras

Como Tirar Olheiras

Vamos considerar que as olheiras surgiram após uma noite em que o sono não foi restaurador por qualquer motivo: um bebê que não queria dormir, uma criança doente a quem dar assistência, uma festa na casa vizinha. As olheiras permanentes precisam de atenção médica.

Ao contrário do que muitos acreditam, a água quente não ajuda a tratar as olheiras. Lave sempre o rosto com água fria: o cérebro vai entender que é preciso reduzir a circulação sanguínea na região. Mais um ponto importante: mantenha a pele do rosto sempre hidratada, de acordo com o tipo. Para saber o tipo de pele, com o rosto limpo, aplique fitas de papel higiênico sobre a testa, as maçãs e o queixo: o papel “sujo” demonstra que a pele é oleosa.

Bebidas alcoólicas e sal em excesso são bons amigos das olheiras. O sódio (lembra-se das aulas de química? Sal de cozinha é cloreto de sódio) promove a retenção de líquidos, deixa a região dos olhos inchada e todo inchaço é entendido pelo corpo como área que merece maior irrigação sanguínea. O álcool também promove retenção de líquidos (a imagem tradicional do bêbado traz os olhos inchaços e empapuçados).

Dicas para Acabar com as Olheiras

Uma boa dica é fazer compressas com chá de camomila. Basta amornar dois sachês do produto (destes encontrados em supermercados) e aplicá-los sobre os olhos e as pálpebras por dez minutos. É preciso que a pessoa esteja deitada.

A camomila possui ação vasoconstritora e reduz levemente a circulação sanguínea na região. O chá preto produz efeitos semelhantes. Rodelas de batata e de pepino oferecem a mesma ação (mas o efeito é temporário) e os pepinos, especialmente, são excelentes hidratantes.

Visite mais artigos de beleza em: www.QualidadedeVida.net

Quando as olheiras se apresentam mais escuras, uma boa dica é aplicar mamão com leite. Bata meio papaia com 100 ml de leite no liquidificador, aplique diretamente ou sobre uma gaze por 15 minutos. O procedimento pode ser feito uma vez por semana, por seis vezes seguidas. O ácido lático presente no leite hidrata e clareia a pele. O papaia promove a renovação da pele em função da papaína. Pessoas com pele oleosa devem usar leite desnatado, menos gorduroso.

Complete as compressas e massagens com uma leve massagem na região das olheiras com os dedos indicadores e médios, em movimentos circulares. O procedimento deve começar no lado interno dos olhos, seguindo para o externo. Termina a massagem com batidas dos dedos em toda a área. Para terminar, pressione os canais lacrimais (no canto interno de cada olho) por dez segundos, também em movimentos circulares.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *