A Importância do Filtro Solar – Porque Devemos Usar Sempre

O filtro solar é um produto essencial no dia a dia. Seu uso correto e contínuo é capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas, os quais são responsáveis por problemas simples e mais graves, desde o surgimento de irritações, lesões e queimaduras superficiais ao perigoso câncer de pele. Pesquisas comprovam que pessoas que se protegem das radiações solares possuem 85% a menos de chances de desenvolver a doença.

O fato é que mais de 80% da população brasileira apenas se lembra de aplicar o filtro solar na pele nos dias mais quentes do ano, na praia ou quando o sol está realmente estralando. Porém, poucos se lembram de que o filtro solar deve ser utilizado também durante o inverno ou em dias mais frios.



filtro solar

Além dos filtros e bloqueadores solares comercializados “in natura”, seja através de cremes ou géis, é possível usufruir de produtos cosméticos e hidratantes os quais contem fatores de proteção em suas formulações.

A proteção está garantida em ambas as apresentações. O essencial é aplicar o produto diariamente, seja no verão, no inverno, no sol ou na chuva.

Benefícios do Filtro Solar

Como dito no início do artigo, se usado diariamente o filtro solar traz inúmeros benefícios à pele. Além da proteção direta contra os raios ultravioleta, o produto oferece as seguintes proteções e benefícios:

  • Prevenção do envelhecimento cutâneo;
  • Prevenção de fotoalergias;
  • Prevenção de queimaduras de primeiro e segundo graus;
  • Prevenção do melanoma (câncer de pele);
  • Prevenção de descamação;
  • Prevenção de ardor;
  • Prevenção de vermelhidão;
  • Prevenção do bronzeamento.

Em casos de produtos hidratantes que contenham protetores solares em sues composições, os benefícios são ainda maiores, já que a pele recebe uma dose extra de hidratação, aliada a proteção contra os raios solares.

protetor solar

Como Aplicar o Filtro Solar

Para que os filtros solares protejam efetivamente a pele de todas as situações citadas no artigo, é necessário que o mesmo seja aplicado de maneira correta.

Quando o tempo de exposição ao sol ou luminosidade for curto, basta aplicar o produto nas áreas que permanecerão expostas e descobertas, uma vez ao dia.

Já para exposições longas que perdurem por mais de 1 hora, é recomendado aplicar filtro solar em todo o corpo, em grandes quantidades, espalhando-o bem. O indicado é aplicar ao menos 30 minutos antes de se expor à luminosidade, reaplicando-o uma vez a cada 2 horas, especialmente se for entrar em contato com a água.

Além de aplicar corretamente, é preciso saber escolher o protetor ideal: peles mais sensíveis ou de crianças merecem fatores de proteção maiores, como o 60, 50, etc. Já para peles mais escuras, os fatores medianos – como o 15 – são os ideais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *