Hidratantes para o Rosto e para cada tipo de pele

Limpeza suave, fotoproteção e hidratação. Estes são os cuidados necessários para o rosto.

Para que a pele seja hidratada, ela necessita de uma limpeza com loções de limpeza sem sabonete, com produtos que respeitem o pH do rosto e não removam a hidratação da pele, que já é frágil. A pele desidratada oferece um dano à barreira natural de proteção.



O rosto precisa receber ácido hialurônico, vitamina E, niacinamida, glicerina, ômegas 3 e 6, ureia e manteiga de caritê. Tudo depende do tipo de pele e do nível de exposição ao Sol.

Para garantir a saúde e hidratação da pele do rosto, o protetor solar é fundamental. Ele deve ser combinado com emolientes, como o ácido o ácido hialurônico, e antioxidantes, como a vitamina E. Seu uso diário protege a pele como o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer de pele.

hidratante para o rosto

Peles sensíveis

Quem tem pele sensível e intolerante precisa tomar alguns cuidados extras. É preciso limpar a pele com delicadeza. Sabonetes que provoquem a sensação de repuxamento devem ser evitados. Loções e géis de limpeza sem enxágue são uma boa opção, especialmente nos casos de ressecamento excessivo.

É preciso não lavar o rosto em excesso, tomar banhos muito quentes e a utilização de produtos com álcool na formulação.

Leia: Como Tirar Cravos do Rosto sem Marcar a Pele

Por outro lado, borrifadas de água termal durante o dia proporcionam um grande alívio. Os hidratantes para o rosto, de uso diário, restauram a pele, em seu equilíbrio e proteção. Mas é preciso escolher um produto sem corantes, parabenos, fragrâncias e outros ingredientes que possam causar dermatite de contato. Glicerina e ceramida são boas opções.

Já o ácido lático deve ser evitado, porque aumenta a sensação de ardor.

A pele sensível é mais prejudicada pela radiação ultravioleta. Os raios UVA e UVB podem causar queimaduras e reduzir as defesas naturais da pele do rosto. Ao lado da hidratação, é preciso abusar dos protetores solares. No mercado, existem fatores de proteção hipoalergênicos: cuidam da pele e não provocam irritação.hidratante

Peles desidratadas

A pele humana mantém uma hidratação natural. É uma das características deste tecido. Quando ela está desidratada, é sinal de que a sua função “barreira” não está funcionando. Verifique se a pele não tem maleabilidade, tem aparência opaca e sem maleabilidade e o rosto apresenta uma sensação desconforto.

Confira: Como Cuidar da Pele do Rosto: Cremes, Hidratantes e Esfoliantes

A pele desidratada pode ter causas ambientais (poluição, mau tratamento da água) e físicas, como alterações hormonais, hipotireoidismo ou menopausa. Um hidratante diário em geral costuma corrigir estes problemas.

Novamente, o filtro solar é fundamental (escolha o produto ideal para o tipo de pele e a estação do ano). Para as mulheres, é necessário remover a maquiagem com muito cuidado, ao final de cada dia.

hidratação para o rosto

Pele oleosa e com acne

Cravos e espinhas são as características deste tipo de pele. As mulheres sofrem mais com este problema – na tensão pré-menstrual e na menopausa – mas os homens também estão sujeitos ao problema. A oleosidade é uma condição natural, mas quando o óleo do corpo não consegue fluir pelo corpo, os poros ficam interditados e não deixam que os óleos saiam, e isto provoca cravos e espinhas.

Para este tipo de pele, é preciso limpar muito bem o rosto e utilizar um produto antioleosidade diariamente. É preciso adotar produtos adotados contra pele oleosa e, para as mulheres, os não comedogênicos (produtos que obstruem os poros).

Confira: Como Cuidar da Pele Oleosa: Limpeza, Esfoliação e Hidratação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *