Manchas Brancas na Pele – Como Evitar e Como Tratar

O aparecimento de manchas na pele pode ser causado por inúmeros fatores. Além da diversidade de causas, as manchas podem ser apresentadas em cores, tamanhos e densidades diferentes.

As manchas brancas na pele, por exemplo, podem surgir por conta de simples micoses (mais comuns em épocas quentes, como no verão) ou até mesmo por conta de doenças mais sérias, que exigem tratamentos realmente fortes.

Preparamos este artigo informativo no qual abordaremos as principais causas e tratamentos indicados para as manchas brancas na pele. Leia e saiba mais.

Causas das Manchas Brancas na Pele

manchas brancas

Dentre as doenças e alterações que podem favorecer o surgimento de manchas brancas na pele, temos o vitiligo, pitiríase alba, pitiríase versicolor e a gutata idiopática hipomelano; sendo o vitiligo e a pitiríase alba as mais comuns. Conheça um pouco mais sobre as duas doenças.

Vitiligo

No vitiligo, ocorre a morte ou ineficiência das células responsáveis pela pigmentação da pele. Por conta desta situação, surgem as manchas brancas na pele, que podem ser tanto minúsculas, como tomar diversas regiões do corpo.

O tratamento do Vitiligo ocorre de diversas formais, como o transplante de melanócitos, controle de ansiedade (a qual agrava a dispersão das machas), laserterapia, microfoterapia localizada e fototerapia com raios UVB.

Quando diagnosticado o vitiligo, é imprescindível que o tratamento seja iniciado imediatamente. Desta forma, as chances de amenização e controle da doença são bem maiores.

Pitiríase Alba

A pitiríase alba é uma doença de pele mais suave do que o vitiligo, porém, exige cuidados. Suas causas não são totalmente conhecida, porém, estão relacionadas, genericamente, com o ressecamento da pele.

A doença apresenta-se por meio de manchas brancas, sem tamanho definido, mas com uma descamação leve e textura fina. Em outras modalidades da pitiríase, as manchas podem apresentar tons rosados, amarronzados e castanhos.

Aparecimento de Manchas Brancas na Pele

O tratamento da pitiríase pode ser realizado por meio de cuidados básicos no dia a dia. É importante que a região esteja sempre hidratada, com a utilização de cremes hidratantes; que seja aplicado filtro solar sempre que ocorrer exposição ao sol e que sejam evitados a utilização de sabonetes e banhos muito demorados, principalmente quentes.

Ao notar qualquer tipo de mancha branca sobre a sua pele, é recomendados buscar auxílio médico. As manchas podem caracterizar uma simples micose, porém, podem ser uma doença mais séria, a qual necessita de tratamento especial.

Lembre-se de que dermatologistas estão preparados para diagnosticar as causas do problema e aplicar as soluções necessárias para o quadro de cada paciente.


2 Comentários sobre “Manchas Brancas na Pele – Como Evitar e Como Tratar”. Participe também!
  1. Junior

    as minhas manchas sao que nem essa na imagem acima ao lado da mao, e eu tomo banho direto na agua quente e sempre demoro no chuveiro, pode ser por causa disso? como faço para trata elas em casa?

  2. mitieli pessina bidinoto

    tenho um filho de 7 anos e desde a primeira vez que fomos para praia notei que começaram aparecer manchas na pele dele,primeiro na perna era uma manchinha pequena,dai um tempo depois começou a ficar maior e dar tipo umas espinhas em cima,no inverno sumia e quando ele pegava sol voltava,e a cada ano foi aumentando mais,hoje ele tem o corpo cheio de manchas brancas,só não tem do joelho para baixo e no rostinho,mas agora ja esta subindo pelo pescoço,acho estranho que o corpo dele além das manchas bem brancas é cheio de pigmentos que parecem espinhas.fiz vários exames até raspagem e não deu nada.

Faça um Comentário