Manchas Vermelhas na Pele – Como Tratar?

Manchas vermelhas na pele, entre outras alterações, podem ser sintomas de problemas mais sérios.

Geralmente, as manchas vermelhas são resultado de picadas de insetos, beijos mais “calientes” e até mesmo de maus jeitos durante o sono, como dormir sobre uma dobra do lençol. Elas desaparecem em poucos dias e não requerem maiores cuidados do que um produto tópico, especialmente para pessoas alérgicas.



mancha vermelha na pele

No entanto, qualquer elas persistem, especialmente se acompanhadas de pruridos, formigamentos, feridas ou secreções, ínguas (pequenos inchaços dos gânglios linfáticos ou linfonodos, que fazem parte do sistema de defesa do organismo; são mais visíveis no pescoço, axilas e virilhas), febre, falta de apetite, perda de peso e fraqueza, os sinais estão mais do que claros: é hora de procurar um dermatologista.

A pele, maior órgão do corpo humano, pode ser considerada como um reflexo da saúde: tudo o que acontece nos demais órgãos e tecidos acaba surgindo em forma de erupções e irritações. As manchas vermelhas também podem sinalizar a recidiva de uma doença. Se há histórico de alguma enfermidade na família, o socorro médico também não deve ser menosprezado.

Deve-se evitar a automedicação. Não é porque o produto “X” foi um “santo remédio” para um amigo que ele causará os mesmos efeitos em você. Tudo depende de avaliação, diagnóstico e prognóstico, que só podem ser feitos por um especialista.

manchas no rosto vermelhas

O que Pode ser Manchas Vermelhas na Pele?

Em geral, alterações na pele são problemas simples e de fácil tratamento. Muitas vezes, a alta exposição ao Sol, especialmente nas pessoas de cútis muito branca (mesmo que tenha lesado apenas a epiderme, sem provocar queimaduras), pode provocar o surgimento de manchas vermelhas, assim como o cloro das piscinas, o ar ressecado dos escritórios equipados com ar-condicionado, efeitos colaterais de alguns medicamentos como alopurinol (adotado no tratamento de problemas do sistema urinário), sulfas, penicilina e anticonvulsivantes; eczemas podem fazer surgir bolhas avermelhadas e alergias provocam manchas e coceira, mas não causam dor. Até a chuva ácida das nossas grandes cidades.

A hanseníase, mais conhecida pelo termo lepra (lepros, em grego, significa “manchas na pele”), é uma doença relativamente comum, principalmente em regiões sem infraestrutura. Provoca manchas vermelhas ou esbranquiçadas, dormentes ao toque. A doença é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, transmitida pela saliva.

+ Confira: Tipos de Alergias na Pele – Como tratar?

Apesar da longa história de estigma (como os vales de leprosos citados na Bíblia, em que se isolavam os doentes – inclusive com outros problemas dermatológicos –, com medo de contágio), a transmissão depende de um contato muito íntimo (como o de parceiros sexuais), já que o bacilo é de baixa infectividade. Também ao contrário das lendas, não a bactéria não consegue penetrar a pele humana. Os resultados são considerados bons pelos especialistas, desde que o tratamento, à base do antibiótico rivampicina, seja seguido à risca. A doença só representa riscos se os cuidados forem negligenciados (o tempo para instalação de problemas neurais, oculares e nos órgãos internos varia de acordo com a resistência imunológica de cada paciente).

manchas vermelhas no corpo

Manchas vermelhas acompanhadas de coceiras são comuns em todas as situações aqui citadas. Porém, se elas são persistentes, podem indicar o surgimento de alguns tipos de câncer, especialmente o de pele (quando elas se apresentam sem coceiras, mas chegam a sangrar o ferir a pele), de fígado e os linfomas não Hodgkin (neoplasias no sistema linfático). Para diagnosticar corretamente, o médico terá de submeter o paciente a biópsias e exames de sangue.

Quando o paciente se apresenta com queixas de apenas manchas vermelhas, sem nenhum outro sinal aparente, o caminho mais comum para o médico e solicitar o hemograma, por suspeitar de problemas relacionados ao sangue. É o caso, por exemplo, da trombocitopenia imune primária, que destrói as plaquetas da corrente sanguínea. Apesar de o nome sugerir um sinal de alerta, a doença é tratada com imunossupressores e evolui favoravelmente em poucos dias de tratamento.

A psoríase é outra doença caracterizada pelas manchas vermelhas, problema autoimune que acomete o couro cabeludo e a região extensora dos membros. Infecções como celulite e erisipela também são responsáveis pelo surgimento das manchas.

+ Veja também: Pintas Vermelhas na Pele – O que é? Precisa de Tratamento?

Quando não cedem a nenhum tratamento, as manchas vermelhas podem ser sintoma do lúpus eritematoso (inclusive provocado pela ingestão de drogas), que apresenta dois tipos: o cutâneo, que pode ser agudo ou crônico (na maioria destes casos, o tratamento é apenas cosmético) e o sistêmico, mais grave, já que atinge os órgãos internos; em alguns casos, a pele não é atingida; os principais sinais são edemas e dores nas articulações.

Já quando as manchas apresentam aspecto arroxeado, sem que o paciente tenha sofrido quedas ou se chocado contra algo, surgem as suspeitas de alterações no fígado, como cirrose. A leucemia também pode provocar o surgimento de manchas roxas.

Cabelos e unhas também podem mostrar sinais (como manchas vermelhas sobre as unhas): eles indicam deficiência de ferro e proteínas, problemas renais, mau funcionamento da tireoide, AIDS e alguns tipos de câncer. Mas podem significar apenas alto nível de estresse. Neste caso, a psicoterapia ou apenas a adoção de um hobby podem ser a solução.

Como se pôde verificar, manchas vermelhas podem ser causadas pela picada de uma abelha ou indicar a instalação de problemas mais graves. Portanto, ao visitar o consultório médico, não é necessário se munir de preocupações e ansiedade. Na maioria dos casos, são alergias curáveis com pomadas (específicas para cada caso). Mesmo que o caso requeira maiores cuidados, o diagnóstico precoce é o melhor caminho para o tratamento.


2 comentários em “Manchas Vermelhas na Pele – Como Tratar?

  1. bem, meu bebe tem sido acometido de manchinhas avermelhadas. tenho observado que quando vamos a shoppings ou colocamos ele em contato com ar condicionado. mas oque mais me preocupa são febres noturnas. fizemos hemogramas e a pediatra ao ler o exame falou não ter havido alterações em seu sangue. e então ela me confortou dizendo ser piridiase rósea…? gostaria de saber como devo agir para evitar o sofrimento do meu filho que amo muito e que ao ve- lo assim me sinto em total desespero.

  2. Oi boa tarde estou com uma mancha vermelha que pega do meu tornozelo até o joelho pegando a batata da perna com uma manchas vermelha e coceira mais não e umas boilha e uma mancha grande que coça e depois fica vermelha e a pele grossa como se fosse se tornar uma bolha só por favor alguém sabe de alguma pomada ou outro remédio estou com vergonha de sair de casa por causa disso porque fica todos olhando pra minha perna quando eu passo obrigado boa tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *