Pintas Vermelhas na Pele – O que é? Precisa de Tratamento?

Durante o banho, você se pega analisando as suas pernas. Prestando um pouco mais de atenção, nota a presença de algumas pequenas pintas vermelhas na pele. Certamente o desespero é instantâneo. Entretanto, não é justificável – em muitos dos casos.

Apesar de pintas vermelhas na pele significarem também o surgimento de algumas doenças – como dengue e sarampo, por exemplo – na grande maioria dos casos as pintas são apenas Queratose Pilar.

A Queratose Pilar caracteriza-se pelo surgimento de pintas e bolinhas vermelhas na pele, e está ligada ao aumento na produção de células mortas na camada epidérmica. Diferentemente do que muitas mulheres pensam, elas nada têm relação alguma com pelos encravados, acnes ou cravos.

Precisa de Tratamento as Pintas Vermelhas?

Presente em mais de 50% das mulheres brasileiras, a Queratose Pilar caracteriza-se pelas pintas vermelhas, pele áspera e, em alguns casos, diversos pontos inflamados, próximo aos poros.

Além do fator genético, responsável por mais de 70% dos casos de Queratose Pilar, o uso de roupas muito justas pode acarretar no aparecimento do problema.

De acordo com o dermatologista Leonardo Abrucio Neto do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, quanto mais justas e apertadas são as peças de roupa, principalmente nos casos das calças jeans, maiores são as chances do surgimento da Queratose. Estas chances se elevam no verão, onde a produção de suor é mais intensa.

+ Veja também: Manchas Vermelhas na Pele – O que  pode ser?

Como Evitar as Pintas Vermelhas?

Agora que você já sabe as causas e as características da Queratose Pilar, é hora de descobrir como se prevenir, a fim de evitar o aparecimento destas indesejadas pintinhas:

  •  Evite utilizar calças muito justas ao corpo;
  • Abuse dos hidratantes pós-banho;
  •  Evite banhos quentes. Prefira banhos mornos ou frios;
  •  Tome banho de sol diariamente;
  •  Evite friccionar a pele com muita força, durante a secagem com a toalha após o banho.

Tratamento

Como as pintas vermelhas ocasionadas pela Queratose não são tão prejudiciais à saúde quanto às outras doenças, não existem tratamentos medicinais indicados.

Entretanto, recomenda-se que quem está com as pintas vermelhas na pele invista em esfoliações semanais com formulações baseadas em ativos naturais. Uma boa dica é apostar em cremes e loções que tragam apricot, morango, melaleuca, romã e altheia.

Estes compostos, se utilizados em conjunto, garantem a eliminação e suavização das pintas vermelhas da pele. Entretanto, caso persistam os sintomas, é preciso buscar orientação médica.


3 Comentários sobre “Pintas Vermelhas na Pele – O que é? Precisa de Tratamento?”. Participe também!
  1. Leda Rodrigues de Lima

    Na minha perna apareceu em volta da meia perna para o calcanhar uma mancha marrom, bem eu fui na praia e passei babosa para proteger do sol e e começaram qual foi a surpresa de marrom ficaram avermelhadas e coçam muito no lugar do marrom ficaram vermelhas, como posso cuidar desta coceira que espalhou pela perna toda e só vou ter consulta pelo convenio no mes de fevereiro Obrigada

    • Leda Rodrigues de Lima

      Sabendo que tem este cana l de informação fiquei contente e arrisco então as perguntas já enviadas Obrigada

  2. reginaldo

    Tenho pintas vermelhas nas pernas somem e aparecem e cocam.qual tratamento.obrigado

Faça um Comentário