Manchas na Pele – Tipos de Mancha e Tratamentos

Muitos são os tipos de manchas na pele. Cada uma delas possui uma característica, causa e tratamentos específicos, que devem ser analisados e controlados por meio de uma consulta com um dermatologista. É muito importante saber qual a origem das manchas, antes de optar por um creme cosmético, medicamento ou tratamento estético.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de manchas na pele, leia nosso artigo. Abordaremos também quais as principais causas de cada uma delas, além de seus respectivos tratamentos.

Tipos de Manchas na Pele – Causas e Tratamentos

manchas na pele

Melasma

Durante o verão, onde a incidência de raios solares é maior, é comum surgir a Melasma. Trata-se de marcas em tons castanhos, distribuídas aleatoriamente pelas bochechas, buço, testa, nariz, pescoço, queixo e antebraços. Geralmente, a idade média de quem desenvolve a Melasma varia entre 25 e 30 anos.

Para prevenir e tratar as manchas, é recomendado o uso assíduo de filtro solar e peelings. Em alguns casos isolados, o laser é indicado. Entretanto, a indicação deve ser minuciosa, já que a aplicação da tecnologia pode agravar a Melasma.

Sarda Branca

Depois dos 30 anos, o surgimento da sarda branca é comum. Principalmente em pessoas que possuem um histórico familiar que apresente a despigmentação.

A sarda branca aparece, principalmente, nas áreas mais expostas do corpo, como braços, colo e pernas. No verão, o surgimento é mais provável, já que o nível de calor aumenta consideravelmente.

As manchas surgem em pessoas de todas as idades, mas, principalmente, nos maiores de 30 anos, devido ao sol acumulado por toda a vida. Para tratar as sardas brancas, o peeling de cristal é o processo mais indicado. Entretanto, a cura não é definitiva. As sardas apenas são amenizadas.

manchas na pele

Dermatite de Contato

Muitas pessoas não sabem, mas a dermatite de contato pode ser considerada não somente um tipo de mancha, mas também uma alergia. Podendo surgir em qualquer parte do corpo mas, principalmente, nas partes expostas, não há uma idade padrão para sua ocorrência.
A principal causa da dermatite de contato é a usufruir de substâncias que facilitem o processo de evolução, como refrigerantes, perfumes, suco de limão etc.

+ Vale a pena ler: Tipos de Alergias na Pele – Como tratar?

Apesar de a dermatite de contato “sumir” naturalmente, pode ser utilizado um tratamento à base de hidroquinona, agente presente em cremes clareadores.

Manchas na Pele

Cuidados e Prevenção de Manchas na Pele

Apesar de muitas serem as causas das manchas da pele, existem alguns cuidados preventivos que podem ser tomados, a fim de evitar ou minimizar o seu surgimento:

  •   Utilizar protetor solar FPS 15, desde o início da vida;
  •   Evitar o sol em seu período mais crítico (entre 10h00 e 16h00);
  •   Se proteger do sol, utilizando óculos escuros, lenços e chapéus;
  •   Obedecer aos tratamentos cosméticos e não se expor ao sol enquanto faz uso de algum creme ou medicamento.

5 Comentários sobre “Manchas na Pele – Tipos de Mancha e Tratamentos”. Participe também!
  1. luciane lopes de souza

    eu tenho dos 2 lados da bochexa manchas orriveis. não sei mais o que faser .tenho ate vergonha de sair de casa as pessoas fican me olhando e tem algumas que chega ate ter nojo de ficar perto de mim isto me constrange e muito pois eu sofro muito com todas essas descriminação.se tem algum dermatologista que pode me ajudar .por favor me ajude estou mandando um sos para qualquer parte do mundo se tiver alguem ai me ajude eu so tenho 29 ano e quero aproveitar um pouco enquanto sou nova nem namorado eu consigo por causa deças manchas. socorroooooooooooo

    • Anonimous

      Oi tudo bem ??? Olha eu tenho uma correções a fazer sobre seu Português linda…Mas não me leve a mal estou tentando ajudar:

      *Bochechas é com CH e não com X
      *Fazer é com Z e não com S
      *Ficam é com M no final e não com N
      *Dessas é com SS e não com Ç

      Tenho 13 anos e estou apenas te sando um toque…E não ligue para essas manchas, e namorado só vai te por na cozinha para fazer comida e na lavanderia para lavar as cuecas dele :D

      • vander

        cara. você também errou dizendo SANDO” oque é isso? sando?eu não conheço o uso dessa palavra ante do co”pois so se vc tiver cossando rsrsrs mais detalhe”coçando” que é o certo rsrsr agora para de zuar com o sofrimento alheio sua besta

  2. Cindy

    Boa tarde!

    No caso das manchas serem melasma, o cicatricure adianta alguma coisa?
    O que posso passar que realmente resolve?
    Já passei todas os tipos de creme no rosto de até o momento nada resolveu…

  3. maria aparecida gonçalves

    sofri muito com melasma famosas manchas escuras cansei de usar cremes por conta procurei uma dermatologista,ela me disse que não adianta só passar creme tem que tratar de dentro para fora foi passado para mim,medicação para tomar,mais uma pomada, tive a resposta que eu queria,estou feliz hoje com meu rosto limpo.Ah o mais importante mesmo tendo o resultado que queira não deve parar o tratamento sem a orientação do mesmo sigo com o meu ainda.O mais importante usar protetor solar pelo menos 3 vezes ao dia.Se interessar passo depois o que usei

Faça um Comentário